Título do Trabalho
Cliente, Atividade
Categorias

Projeto Especial AGI Brasil

AGI – Alliance Graphique Internationale


Cartaz Brasil


62-ps2site_agi_2014_specialproject_fabio_01
62-ps2site_agi_2014_specialproject_flavia_01
62-ps2site_agi_2014_specialproject_fabio_02
62-ps2site_agi_2014_specialproject_flavia_02

Descrição

Em sua edição de 2014, o congresso realizado no Brasil pela AGI – Alliance Graphique Internationale – propôs aos seus membros a criação de um cartaz com o tema “Brasil”. O assunto se mostrou de grande complexidade aos brasileiros, uma vez que se colocava a questão de escolher uma representação gráfica para um país tão diverso e cheio de contradições. No cartaz de Fábio Prata, o caminho foi o de adotar uma abordagem racional do tema, tomando a bandeira nacional como ponto de partida. Pareceu curioso calcular qual a porcentagem ocupada por cada uma das cores na bandeira nacional. O próximo passo foi então o de preencher o cartaz A0 com as cores, uma em cima da outra, respeitando as proporções percentuais originais. O resultado é um cartaz aberto a interpretações. Pode ver-se nele um questionamento das desigualdades no país; a exaltação de sua paisagem natural; ou simplesmente um exercício modernista de síntese gráfica. O cartaz de Flávia Nalon representa, por sua vez, o Brasil plural. O cartaz A0 busca então sintetizar toda sua diversidade e contradições em uma única palavra – “brasis” – que, além de ser Brasil no plural, também significa um retorno às origens, já que assim eram chamados os nossos antepassados indígenas.